quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Utilizando as funções do Excel em suas ou funções VBA

É muito comum ao elaborar suas rotinas e funções em VBA a necessidade de utilizar algumas funções especiais que não constam na biblioteca de funções disponíveis no VBA para Excel ou qualquer outra aplicação da Microsoft.

Eu mesmo por diversas vezes me deparei com essa situação.

Durante a minha experiencia de aprendizado sobre programação em VBA me deparei em uma situação onde necessitei implementar em uma planilha de Excel o cálculo de vigas contínuas através de análise matricial. Nessa época eu tinha conhecimento sobre o desenvolvimento dessas rotinas em Pascal (que depois evoluiu para Delphi e hoje é da Embarcadero), pois foi a linguagem de programação que aprendi na faculdade e utilizei nos cursos de Análise Matricial e Técnicas de Programação no curso de Engenharia Civil da UNICAMP. Iniciei então um trabalho de tradução de um programa que desenvolvi no curso de Análise Matricial em Pascal para VBA.

Quem teve algum contato com o Pascal (o meu primeiro contato foi por volta de 2003/2004) sabe que é necessário criar as funções especiais. E ainda, para quem recorda bem, sabe que na linguagem Pascal todas as sub-rotinas e funções devem ser declaradas antes do código principal! Nossa, essa eu tirei do fundo do baú! hehe!

Exemplo de uma função que eu criava dentro dos meus módulos em VBA - Cálculo de uma raiz quadrada.


Hoje, após quebrar muito a minha cabeça e pesquisar muito (obrigado internet banda larga e Google!) aprendi bastante sobre VBA. Naquela época umas das dúvidas que eu tinha era, como uma ferramenta como o Excel que possui tantas funções que poderiam ajudar as minhas rotinas não disponibilizar no VBA esses comandos?  Aprendi então que é possível utilizar as funções do Excel dentro das rotinas do VBA, para isso basta utilizar no seu código o comando Application.WorksheetFunction.

Utilizando a função potência do Excel na rotina de cálculo da distância entre dois pontos

Através da utilização das funções de Excel é possível realizar cálculos complexos sem a necessidade de programar sub-rotinas complicadas, como por exemplo, o cálculo do determinante de uma matriz.

Para informações sobre as informações disponíveis do Excel para o VBA, acesse o link https://msdn.microsoft.com/en-us/library/office/ff194401.aspx

Espero ter ajudado com mais esse artigo! 

Desejo uma boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Contamos com a sua colaboração para continuar sempre crescendo!