quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Udacity - Ensino Superior Barato, Envolvente e Altamente Eficaz para o Mundo

Ainda escrevendo um pouco sobre programação e outros assuntos que me interessam (e espero que interessem também aos leitores desse artigo), soube através de um ex-colega de trabalho sobre a Udacity. 

Esse colega estava interessado em aprender sobre programação e desenvolvimento de apps e em suas pesquisas sobre o assunto acabou descobrindo a Udacity.

Para evitar comentários maldosos já deixo aqui que toda a fonte desse artigo está disponível on-line, e minha principal fonte para obter essas informações foi a wikipedia (link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Udacity)

A Udacity é uma organização com fins-lucrativos fundada por Sebastian Thrun, David Stavens, e Mike Sokolsky. Nascido através de um programa experimental desenvolvido pela Universidade de Stanford, onde Sebastian Thrun e  Peter Norvig ofereciam uma disciplina on-line de "Introdução à Inteligencia Artificial" gratuitamente, e para qualquer pessoa, sem a necessidade de ser um aluno universitário. O projeto foi tão bem sucedido que mais de 160 mil alunos em mais de 190 países já realizaram o curso. 

A Udacity é classificada na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) cuja missão é tornar o ensino superior acessível à qualquer pessoa. Todos os cursos são disponíveis gratuitamente on-line, porém são oferecidos alguns créditos universitários (horas aula) pagos, mas a um valor mais baixo do que quando considerado o custo de uma aula presencial. Como consta na própria missão da empresa: “o ensino superior é um direito humano básico, e nós procuramos capacitar nossos alunos para avançar sua educação e carreiras.” Hoje a empresa conta com cerca de 1 milhão de alunos na América do Norte, Europa, Brasil e Índia.

Udacity possui uma estrutura didática semelhante à plataformas como EdX, na qual as aulas filmadas são apresentadas em sessões curtas no formato expositivo utilizando uma lousa branca, e com legendas em inglês; além disso, são apresentando conjuntamente pequenos 'quizzes' ao longo do vídeo para que os conceitos e conteúdo recentemente apresentados aos alunos sejam retidos de maneira mais eficiente no decorrer do curso; também existem atividades extras que precisam ser realizadas dentro um prazo estabelecido pelo curso; caso seja de interesse do aluno, também é possível baixar localmente o conteúdo apresentado para estudo off-line. Para atividades que envolvam algum nível de programação, faz-se necessário o uso da linguagem Python, na qual os scripts implementados são executados e avaliados nos servidores da plataforma. As descrições do curso, tutores e ementa ficam disponíveis nas páginas iniciais de cada uma das disciplinas disponibilizadas na plataforma. Quando o curso é finalizado pelo estudante, estes recebem um certificado apresentando o seu nível de cumprimento com as atividades como um todo, assinado pelos instrutores responsáveis, na qual não há qualquer tipo de cobrança extra necessária. No entanto, a emissão de certificados gratuitos está sendo encerrada gradativamente. Em agosto de 2012, uma parceria com uma companhia de testes em componentes eletrônicos chamada Pearson VUE, estudantes do curso "Introduction to Computer Science: Building a Search Engine", do tutor David Evans, podem realizar um exame final supervisionado por uma taxa de $89 dólares, em um esforço para que as turmas emergentes consigam certificações oficiais necessárias para que sejam devidamente reconhecidas por empregadores. 

Inicialmente, o prazo para a inscrição em um determinado curso na plataforma era aceito até o prazo final de entrega da primeira atividade no formato "homeworks"; após isto, o acesso era restringido para os usuários; no entanto, a partir de Agosto de 2012, os cursos passaram a ter um acompanhamento aberto, na qual o estudante pode se inscrever a qualquer momento após o curso ter sido iniciado; todas as vídeo-aulas e problemas(quizzes) apresentados estarão disponíveis para serem assistidos e realizados como o estudante desejar.

Um progresso para os alunos ingressantes ocorreu no campus principal da Universidade do Estado do Colorado (CSU), na qual a mesma começou a aceitar oficialmente a transferência de créditos da turma "Introduction to Computer Science", desde que os estudantes tenham finalizado o curso através do exame supervisionado.Também está ocorrendo a parceria com a Georgia Institute of Technology, juntamente com a AT&T, para haver a oferta de cursos no decorrer das titulações de Mestrado em Ciências da Computação ofertados pela instituição, fazendo com que seja lançado a primeira graduação na modalidade MOOC (Massive Open Online Courses); tal titulação custa cerca de $7.000 dólares aos estudantes.

Udacity contou com alunos de 203 países, no verão de 2012, o maior número de estudantes nos Estados Unidos (42 por cento), Índia (7 por cento), Grã-Bretanha (5 por cento) e Alemanha (4 por cento). Os alunos possuem de 13 a 80 anos.  Crianças de 13 anos crianças são capazes de completar múltiplos cursos de nível superior em Ciência da Computação na Udacity.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Contamos com a sua colaboração para continuar sempre crescendo!