quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Salesforce: uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos em nuvem

No artigo anterior escrevi sobre a Udacity, a plataforma de ensino a distância voltado a tecnologia, em especial para o desenvolvimento de softwares e apps. 

Como já descrevi também em outros artigos tenho bastante interesse por aprender sobre o desenvolvimento de aplicativos, softwares e ferramentas, em especial na área de engenharia e melhoria de processos. Resolvi então me "matricular" em curso de desenvolvimento de apps na Udacity.

O primeiro curso que surgiu para mim foi o "Intro to Point e Click App Development", ou "Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Aplicando e Clicando". (se é que podemos dizer assim! :P)

Esse curso utiliza a plataforma Salesforce (que leva o mesmo nome da empresa), que é uma plataforma CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento do Cliente). Como consta no site da Salesforce: "O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas e médias, até grandes empresas, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras. O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local."

O CRM tem a potencialidade de rastrear e gerenciar as informações dos seus clientes, conecta equipes de trabalho em qualquer dispositivo, pois os dados são armazenados em nuvem, simplifica atividades repetitivas para focar gestores, gerentes e diretores no acompanhamento de leads de uma maneira mais efetiva, fornece recomendações e insights instantâneos e pode ser expandido e personalizado conforme o crescimento da empresa.  

Sobre um pouco da Salesforce, a empresa foi fundada em 1999 por Marc Halpin, ex-executivo da Oracle num período que pouco se falava de computação em nuvem. Trata de uma empresa de softwares on-demand, que hoje está presente em mais de 23 países.

Como cada empresa é uma empresa, assim como cada indivíduo é um indivíduo, a grande sacada da Salesforce foi a possibilidade de customização do CRM conforme a necessidade do cliente. Para isso, a empresa vende tanto soluções on-demand como permite ao seu cliente desenvolver as aplicações conforme sua necessidade e dessa maneira a Salesforce torna-se um servidor em nuvem.

Voltando ao foco deste artigo, gostaria de escrever um pouco sobre a minha experiência até o momento com o desenvolvimento de um app utilizando a plataforma Salesforce. 

Como o foco principal é o desenvolvimento de aplicativos CRM, o foco principal é o desenvolvimento do banco de dados para armazenamento das informações dos clientes e posterior desenvolvimento de relatórios.



Até o momento aprendi a criar os bancos de dados (ou objetos/ tabelas), os campos de cada tabela, inserir os registros, criar a relação de mestre e detalhes entre as tabelas e a criar algumas regras de validação.


Lay-out oferecido pela plataforma para os objetos

Na minha opinião para um iniciante como eu a primeiro contato com a plataforma é bem assustador. São muitas as informações na tela e isso me deixou um pouco confuso no início. Eu recomendo fortemente ter algum tipo de orientação no início pois para mim foi bem comum me perder entre comandos e janelas.

O que eu considero um ponto positivo é que, passado o susto inicial, a criação de objetos e campos é bem completa. Todas as informações são bem detalhadas na tela não gerando dúvida durante a sua criação.





O que ainda não me acostumei são com as regras de validação. Apesar da tela de criação das regras são bem completas, rótulos grandes acabam dificultando a criação de regras, e sempre quando eu compilo uma regra aparece algum tipo de erro (ainda não estou acostumado com essas regras).



Minha conclusão é que apesar das dificuldades iniciais a plataforma é muito completa e acredito que seja possível desenvolver aplicações robustas mesmo para usuários comuns. Vou continuar estudando mais sobre essa plataforma e se tudo correr bem no futuro escrevo um novo artigo sobre a plataforma.

Caso você tenha curiosidade em estudar como é o desenvolvimento de aplicativos utilizando esta plataforma, basta de cadastrar nesse link!

Referencias:

https://www.salesforce.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salesforce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Contamos com a sua colaboração para continuar sempre crescendo!