domingo, 25 de setembro de 2016

Draftsight - um software CAD livre para utilizar!

Olá pessoal, tudo bem?

Como dizem, recordar é viver. Pois bem, hoje eu tive um desses dias onde resolvi recordar algumas coisas do passado. Pesquisando um pouco sobre o que eu já desenvolvi encontrei um artigo que escrevi em 2011 para o site Viva o Linux!

Em 2010 eu estava maravilhado com a nova versão Ubuntu (Linux para iniciantes e eu, um total noob) e a grande funcionalidade e capacidade das plataformas e softwares OpenSource.  O programa de quem utiliza uma plataforma OpenSource é a compatibilidade com os softwares pagos, desenvolvidos para o Windows, em especial os softwares de engenharia.

Nesse ano eu já havia formatado meu computador umas 30 vezes tentando utilizar o Linux e procurando maneiras de emular o Windows e os softwares que estavam instalados no meu antigo notebook. Sempre tendo muitas falhas resolvi buscar algumas alternativas em softwares OpenSource. 

Existia na época um software CAD que era disponível no gestor de aplicativos do Ubuntu o QCAD, um software CAD livre, porém com sérios problemas de compatibilidade com o software da Autodesk e com um desempenho muito aquém quando comparado aos softwares da Autodesk na época.

Em 2011 a Dassault Systemes lançou no mercado um novo produto: o DraftSight! Era um software CAD muito similar com o desenvolvido pela Autodesk, porém com a vantagem de ser gratuito. 

Fonte: twitter @SolidExpert

Na minha opinião essa foi uma grande sacada de marketing da Dassault. Quem já trabalhou com os softwares da Autodesk sabe que não já como comparar a funcionalidade e praticidade de um AutoCAD com relação a outro software disponível no mercado, ainda mais com relação ao software livre. 

A Dassault também é uma empresa renomada no mercado. Ela desenvolve nada menos que o CATIA, o software mais utilizado na industria automotiva e aeroespacial. Tirar a hegemonia da Autodesk no mercado não seria nada fácil.

A Dassault disponibilizou então 3 versões para o software: uma gratuita para estudantes e profissionais liberais, uma versão corporativa para pequenas e médias empresas e outra versão corporativa para as grandes empresas.

Eu utilizei por alguns meses o software e na época a aplicação era muito similar ao da Autodesk. O tempo de carregamento do software era relativamente rápido, os comandos eram os mesmos dos softwares da Autodesk e até a interface gráfica era similar. Esse software também tinha a vantagem de ser em português e isso ajudava bastante na hora de utilizar o Help ou entender o que os comandos pediam. 

Minha conclusão com relação ao software é que vale a pena para quem quer estudar CAD e não quer piratear nenhum software proprietário. Também recomendo este software para quem está começando no mercado e não tem investimento ainda para adquirir uma licença de um software proprietário.

Espero ter ajudado com mais uma dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Contamos com a sua colaboração para continuar sempre crescendo!